terça-feira, 2 de agosto de 2011

Ritmo e expressão corporal


Sequência Didática
E.M. Senador Teotônio Vilela 
Prof.ª: Jennifer


Tema: Ritmo e expressão corporal
Recorte temático: Corda
Tipologia de Conteúdo
Disciplina





Educação
Física
Ênfase


Coordenação motora e equilíbrio
Conceituais
Explorar as experiências vivenciadas das brincadeiras de pular corda e apresentar novas vivências, potencializando os aspectos culturais, motores e cognitivos. Além de abordar conteúdos relacionados ao Ritmo e a expressão corporal.
Procedimentais
Construir habilidades corporais básicas através do desenvolvimento de dinâmicas de produção em pequenos grupos e possibilitar a introdução de novas idéias com o intuito de transformar a estrutura lúdica convencional.
Atitudinais
Participação na elaboração das idéias de diversificação das atividades.


Descritores




D2
Objetivos:
- Desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio;
- Relacionar o ritmo das cantigas com os movimentos que serão executados;
- Projetar e construir seqüências de movimentos levando em conta os seus limites corporais e os dos colegas.
Anos dos ciclos:
1º, 2º e 3º CI’s
Tempo estimado:
1 quinzena
Nº de aulas:

5 a 7 aulas
Dias da semana:
Segunda-feira e quarta-feira
Material necessário:

Espaço físico plano e desimpedido, cordas individuais e cordas coletivas.
Desenvolvimento:

1ª etapa:
    Dispor as crianças em circulo, sentadas no chão e através de um bate-papo será feito um levantamento sobre quais brincadeiras de corda elas conhecem, quais são as preferidas, quantas delas sabem pular e quantas querem aprender a pular. Tudo que foi falado será anotado. Em seguida, a professora dividirá a turma em quatro grupos e será montado um circuito com as brincadeiras que foram apresentadas. Os alunos deverão passar por todos os circuitos.
     A professora irá passar pelos grupos para observar se o ritmo de movimentação da corda condiz com os pulos da criança e será feita uma interferência para a correção dos movimentos, caso for necessário.
     Ao final, será proposta uma tarefa para os alunos. Os mesmos deverão perguntar aos pais e familiares quais formas de pular corda eles conhecem e deverão trazer para a próxima aula.

2ª etapa:
     Dispor as crianças em circulo, sentadas no chão e ter uma conversa sobre as respostas que trouxeram de casa. Anotar novamente todas as brincadeiras que são diferentes da aula anterior e promover um novo circuito para novas vivências. Se necessário, haverá uma intervenção da professora na correção da execução da brincadeira.
     Ao final da aula haverá um bate-papo sobre seus avanços e dificuldades durante esta aula e a aula anterior.

3ª etapa:
     Nesta aula os alunos serão desafiados a fazerem movimentos lentos e rápidos com a corda individual. Em um ritmo lento, ele deverá contar quantas vezes consegue pular sem errar e fará a mesma coisa em um ritmo rápido. Após esta atividade ele pulará somente com uma perna, primeiro com a perna direita e depois com a perna esquerda.
     Divididas novamente em grupos, as crianças aprenderão a pular em duplas e trios no mesmo sentido da atividade anterior, ou seja, nos ritmos lento e rápido.
     Por fim, em circulo, serão questionados sobre os ritmos com a finalidade de mostrar que existe a diversidade individual e que todos têm que respeitar a prontidão de cada um.

4ª etapa:
     A turma será dividida nos mesmos grupos das aulas anteriores e cada grupo deverá inventar uma brincadeira com a corda coletiva em movimento. Estes irão apresentar, à turma, as novas brincadeiras, que serão vivenciadas em seguida.

5ª etapa:
     A pedido da professora os grupos compartilharão todas as brincadeiras ou as que mais gostaram de executar, para as demais crianças que ainda não aprenderam. Isto ocorrerá durante os intervalos que possui na escola, onde os alunos também possuem este material disponível para uso.

Avaliação:
     A avaliação será feita através da observação: das etapas cumpridas,  dos aspectos relacionados com a inclusão de todos os alunos na vivência das atividades, quanto ao desempenho e o ajuste rítmico dos jogadores individualmente ou coletivamente, ou seja, a observação deve ser focada em torno das variações de ritmo e as relações deste elemento com as capacidades físicas individuais e destas, em contexto coletivo de brincadeira.



(PULANDO INDIVIDUALMENTE)


(CABO DE GUERRA)


(PULANDO EM GRUPO)


(PULANDO EM DUPLA)


(CORRIDA DE CORDA COM DUAS PESSOAS PULANDO AO MESMO TEMPO)


(RELOGINHO)


(BRINCADEIRAS CANTADAS)


(COBRINHAS)


(OBSTÁCULOS)