quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Viagem à EPCA r - Barbacena "E.M.João XXIII"


Foi realizado no mês de Novembro, o amistoso entre a equipe de basquete do Projeto Esportivo da E. M. João XXIII e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr) em Barbacena.


"A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr) é uma escola de ensino da Força Aérea Brasileira (FAB), sediada em Barbacena (MG). Sua missão é preparar jovens para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv) da Academia da Força Aérea (AFA) por meio do CPCAR (Curso Preparatório de Cadetes do Ar), e ao mesmo tempo proporcioná-los o Ensino Médio.”

"A EPCAr abre anualmente 215 vagas para que jovens brasileiros, do sexo masculino, concorram às vagas do primeiro ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar."
(Fonte: http://www.epcar.aer.mil.br)


Os objetivos principais do Projeto foram:

  • Formação de Time Competitivo de Basquete,
  • Desenvolver habilidades específicas para a prática da modalidade,
  • Contribuir com o desenvolvimento de algumas características a serem utilizadas no meio escolar pelos  alunos envolvidos no projeto como: disciplina, respeito e compromisso.
  • Representação da E. M. João XXIII nos JEV 2011.


Foi entregue ao Comandante da EPCAr  - Exmo. Sr. Brigadeiro - do - Ar Carlos Eurico Peclat dos Santos -  uma solicitação, devidamente justificada para a realização do amistoso entre as equipes de basquete das duas escolas. Para tanto foi solicitado o custeamento da viagem: Transporte, estadia e alimentação, o que foi gentilmente cedido pelo Comandante.

Procedimentos do amistoso:

Ficou acertado entre a Treinadora de Basquete da EPCAr Fabrícia Ferreira e o professor Rogério Pires da E. M. João XXIII a realização de 6 períodos de 10 minutos cada, sem limite de substituições e o zeramento do placar a cada final de período.

Agradecimentos:

Ao Sr. Comandante da EPCAr: 
Brigadeiro - do - Ar Carlos Eurico Peclat dos Santos 


À Diretora da E. M. João XXIII:
Débora Castro Gomes


À treinadora da equipe de Basquete da EPCAr:
Fabrícia Ferreira


Aos pais dos alunos envolvidos no projeto por acreditarem no trabalho sério desenvolvido ao longo do ano com os alunos da escola.






























terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Professor, seja bem-vindo

   No início do ano letivo, estabelecer uma rotina de colaboração e entrosamento é fundamental para adaptar e integrar tanto alunos como professores novos.


   A cada ano que se inicia, novos grupos de professores e alunos se formam. Como recepcionar, integrar e aproveitar bem o potencial dessas pessoas? Os especialistas são unânimes: saber que pertencemos a um grupo, de verdade, é fundamental para garantir o comprometimento e o bom resultado do trabalho, tanto dos educadores como dos estudantes. Por isso, os primeiros dias devem ser cuidadosamente preparados pela direção e a coordenação para receber os novos integrantes. 
   A postura aberta é imprescindível para que os novatos se sintam aceitos pessoal e profissionalmente, o ideal é que todos tenham a oportunidade de se apresentar aos outros e trocar experiências antes mesmo de as aulas começarem.