sexta-feira, 20 de maio de 2011

Drogas "Uma história que precisa ter fim"


  Os meios de comunicação vêm abordando muito sobre a temática polêmica das drogas, já que o consumo das drogas é considerado um problema da sociedade moderna. Isso se deve ao fato, de envolver não apenas as pessoas de classes menos favorecidas, mas também de classes alta e média.
 Com o consumo de drogas, começaram a surgir inúmeros problemas em nossa sociedade, principalmente quando crianças e adolescentes passam a fazer parte do uso e do abuso das drogas e engrossando os índices de violência e criminalidade.
   O crescente aumento do consumo pelos adolescentes é comprovação cotidiana dos estudos científicos. Com vistas a compreender essa realidade, as pesquisas têm tentado evidenciar as razões pelas quais ocorre essa experimentação e o uso regular das substâncias que causam dependência, principalmente nesse período da vida, embora com início cada vez mais precoce.
  A natureza dinâmica do fenômeno abuso de drogas, sua origem multifacetada e a complexa combinação de circunstâncias biológicas, sociais e comportamentais que expõem algumas pessoas ao risco de abusar das drogas fazem com que o prognóstico das tendências individuais seja uma tarefa extremamente difícil. Isto faz com que seja fundamental um amplo debate sobre a questão do abuso de drogas, principalmente na adolescência.
    
  Prezados professores, este material em download é um ponto de partida para discutir e refletir com nossos alunos sobre o tema drogas. Este arquivo é idéia da professora Geovânia N. G. Henringer, da Escola Municipal Professora Laura Fabri.


terça-feira, 3 de maio de 2011

Jogo da Paz


O Jogo da Paz foi um evento idealizado pelos ex-alunos da Escola Municipal Professora Laura Fabri, participantes dos Jogos Estudantis Valadarense – JEV 2010 e do programa da Polícia Militar, Jovens Construindo a Cidadania – JCC.
Esses alunos agora na Escola Estadual Manoel Byrro, procuraram o professor de educação física Douglas F. de Oliveira, da Escola Municipal Professora Laura Fabri relatando que haviam percebido certa rivalidade entre os alunos das escolas da região, e com a recente morte de um amigo querido, vítima da violência, tinham como objetivo realizar um amistoso-treino entre as duas escolas para aproximar mais uma da outra e futuramente convidar outras escolas.
A idéia foi bem vinda e de imediato aceita pela direção da escola. Assim nos reunimos (Ed. Física, JCC e Alunos) para decidirmos como o evento iria acontecer, se seria somente um jogo ou apresentaríamos algo mais. Foi de tão grande importância que o 43º Batalhão abraçou conosco a idéia, nos dando suporte, apoio e segurança para a realização do referido evento.
Através desse trabalho os alunos organizaram o evento da seguinte forma:
  • Abertura oficial, entrada das bandeiras e execução do Hino Nacional pela banda da Polícia Militar.
  • Peça de teatro antes do jogo, onde retrataram como a vida vem sendo tirada de forma fútil.
  • No intervalo do jogo apresentaram o grupo de dança, do qual o amigo Kel fazia parte.




E os objetivos definidos foram:
  • Contribuir para que jovens e adolescentes sejam protagonistas na construção da paz.
  • Reduzir o nível da violência juvenil na comunidade onde as escolas estão localizadas.
  • Homenagear o falecido amigo Hariquerliston Vieira (kel), vitima da violência juvenil.
  • Um intercâmbio das equipes que participariam do JEV 2011.


Definido como seria o evento, fomos então para a realização. Uma cerimônia linda com a entrada das bandeiras e canto do Hino Nacional. O desempenho dos artistas do teatro e da dança foi espetacular e muito apreciado pelo público. Também o jogo, que teve o seguinte placar: Amigos do Kel (E. E. Manoel Byrro) 8 X 4 E. M. Profª Laura Fabri.
O envolvimento e empenho desses alunos nesse evento mostra a importância de se trabalhar dentro da escola a conscientização de todos para a atual realidade da nossa cidade, que sofre muito com a violência juvenil.
É possível ver os frutos desse trabalho realizado na escola, nesse jogo, pois a sua realização e objetivos foram incentivados e definidos por esses mesmos alunos. Demonstrando assim, que eles já começam a trilhar os seus caminhos como formadores da paz e protagonistas de sua própria história.


Colaboradores do JCC na E. M. Profª Laura Fabri
Soldado Gilvan (Orientador)
Adalcy Gomes Dias Lopes
Denizia Maria Rodrigues Gomes
Douglas Ferreira de Oliveira