O Jogo da Paz foi um evento idealizado pelos ex-alunos da Escola Municipal Professora Laura Fabri, participantes dos Jogos Estudantis Valadarense – JEV 2010 e do programa da Polícia Militar, Jovens Construindo a Cidadania – JCC.
Esses alunos agora na Escola Estadual Manoel Byrro, procuraram o professor de educação física Douglas F. de Oliveira, da Escola Municipal Professora Laura Fabri relatando que haviam percebido certa rivalidade entre os alunos das escolas da região, e com a recente morte de um amigo querido, vítima da violência, tinham como objetivo realizar um amistoso-treino entre as duas escolas para aproximar mais uma da outra e futuramente convidar outras escolas.
A idéia foi bem vinda e de imediato aceita pela direção da escola. Assim nos reunimos (Ed. Física, JCC e Alunos) para decidirmos como o evento iria acontecer, se seria somente um jogo ou apresentaríamos algo mais. Foi de tão grande importância que o 43º Batalhão abraçou conosco a idéia, nos dando suporte, apoio e segurança para a realização do referido evento.
Através desse trabalho os alunos organizaram o evento da seguinte forma:
- Abertura oficial, entrada das bandeiras e execução do Hino Nacional pela banda da Polícia Militar.
- Peça de teatro antes do jogo, onde retrataram como a vida vem sendo tirada de forma fútil.
- No intervalo do jogo apresentaram o grupo de dança, do qual o amigo Kel fazia parte.
E os objetivos definidos foram:
- Contribuir para que jovens e adolescentes sejam protagonistas na construção da paz.
- Reduzir o nível da violência juvenil na comunidade onde as escolas estão localizadas.
- Homenagear o falecido amigo Hariquerliston Vieira (kel), vitima da violência juvenil.
- Um intercâmbio das equipes que participariam do JEV 2011.
Definido como seria o evento, fomos então para a realização. Uma cerimônia linda com a entrada das bandeiras e canto do Hino Nacional. O desempenho dos artistas do teatro e da dança foi espetacular e muito apreciado pelo público. Também o jogo, que teve o seguinte placar: Amigos do Kel (E. E. Manoel Byrro) 8 X 4 E. M. Profª Laura Fabri.
O envolvimento e empenho desses alunos nesse evento mostra a importância de se trabalhar dentro da escola a conscientização de todos para a atual realidade da nossa cidade, que sofre muito com a violência juvenil.
É possível ver os frutos desse trabalho realizado na escola, nesse jogo, pois a sua realização e objetivos foram incentivados e definidos por esses mesmos alunos. Demonstrando assim, que eles já começam a trilhar os seus caminhos como formadores da paz e protagonistas de sua própria história.
Colaboradores do JCC na E. M. Profª Laura Fabri
Soldado Gilvan (Orientador)
Adalcy Gomes Dias Lopes
Denizia Maria Rodrigues Gomes
Douglas Ferreira de Oliveira
Parabéns professor Douglas Ferreira de Oliveira pela iniciativa que envolveu a contribuição da Educação Física Escolar com a minimização da violência.
ResponderExcluirJuntos por uma Educação Física Escolar de qualidade.
Parabéns pela iniciativa, isso mostra mais uma vez como a Educação Física tem papel importante na construção da cidadania e na diminuição das diferenças.
ResponderExcluir