Sequência Didática
E.M. Prof. Helvécio Dahe
Prof.ª: Sâmia de S. Silva
Tema: Jogos, brinquedos e brincadeiras | ||||||||
Recorte temático: Jogos, brinquedos e brincadeiras de rua | Tipologia de Conteúdo | |||||||
Disciplina EDUCAÇÃO FISICA | Ênfase Jogos e brincadeiras | Conceituais *Caracterização da variedade de jogos e como os mesmos podem promover a integração e a boa convivência em grupo; *Construção da lateralidade, percepções (espaço-temporal, sonora e visual), coordenação motora (grossa e fina), equilíbrio, ritmo e agilidade. | Procedimentais *Experimentar a movimentação do corpo com a exploração da lateralidade, percepções (espaço-temporal, sonora e visual), coordenação motora (grossa e fina), equilíbrio, ritmo e agilidade. | Atitudinais *Respeito e compreensão da diversidade cultural em sua convivência grupal; *Apreciação da cultura de sociedades diferentes. | ||||
Descritores D4, D5 E D7 | ||||||||
Objetivos: . Resgatar jogos e brincadeiras de ruas esquecidos na atualidade; · Experimentar jogos e brincadeiras de ruas; · Brincar com diferentes objetos; Vivenciar o movimento explorando a lateralidade, percepção, coordenação motora, equilíbrio, ritmo e agilidade. | ||||||||
Anos dos ciclos: CPA | Tempo estimado: 1 Mês e 15 Dias | Nº de aulas: 10 a 12 aulas | Dias da semana: 3º feira e 5º feira | Material necessário: Garrafa pet, durex colorido, tesoura, birosca, corda, bola, elástico e pipa. | ||||
Desenvolvimento: 1º ETAPA: Em circulo, por meio de um bate papo com os alunos, discutir sobre jogos, brinquedos e brincadeiras de rua, com intuito de incentivar tais atividades. 2º ETAPA: Em seguida pedir aos alunos que tragam de casa os materiais necessários para a confecção dos brinquedos. (garrafa pet). 3º ETAPA: Construir os brinquedos (bilboquê e acerte o alvo) com os materiais recicláveis (garrafa pet). 4º ETAPA: Vivenciar os jogos e brincadeiras de rua com os brinquedos recicláveis, junto com corda, bola, birosca, elástico e pipa. Sendo que tais brinquedos estavam organizados por estações, onde os alunos tinham livre acesso para escolher o que mais se identificavam. | ||||||||
Avaliação: Volte seu olhar para os aspectos relacionados como a movimentação do corpo, exploração da lateralidade, percepção, coordenação motora, equilíbrio, ritmo, agilidade a inclusão de todos os alunos na vivência das atividades e também com a experimentação de todas as funções existentes dentro das brincadeiras propostas. |
(Bilboquê)
(Construção dos brinquedos)
(Brinquedos)
(Elástico)
(Birosca / Bola de gude)
(Pula corda)
(Pipa)
(Turma do CPA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário