sexta-feira, 3 de junho de 2011

Jogos, brinquedos e brincadeiras de rua

Sequência Didática
E.M. Prof. Helvécio Dahe
Prof.ª: Sâmia de S. Silva
  
Tema: Jogos, brinquedos e brincadeiras
Recorte temático: Jogos, brinquedos e brincadeiras      de rua
Tipologia de Conteúdo
Disciplina


EDUCAÇÃO FISICA

Ênfase

Jogos e brincadeiras
Conceituais
*Caracterização da variedade de jogos e como os mesmos podem promover a integração e a boa convivência em grupo;
*Construção da lateralidade, percepções (espaço-temporal, sonora e visual), coordenação motora (grossa e fina), equilíbrio, ritmo e agilidade.
Procedimentais
*Experimentar a movimentação do corpo com a exploração da lateralidade, percepções (espaço-temporal, sonora e visual), coordenação motora (grossa e fina), equilíbrio, ritmo e agilidade.

Atitudinais
*Respeito e compreensão da diversidade cultural em sua convivência grupal;
*Apreciação da cultura de sociedades diferentes.

Descritores


D4, D5 E D7
Objetivos:
          Resgatar jogos e brincadeiras de ruas esquecidos na atualidade;
·          Experimentar jogos e brincadeiras de ruas;
·          Brincar com diferentes objetos;
           Vivenciar o movimento explorando a lateralidade, percepção, coordenação motora, equilíbrio, ritmo e agilidade. 
Anos dos ciclos:

CPA
Tempo estimado:

1 Mês e 15 Dias
Nº de aulas:

10 a 12 aulas

Dias da semana:

3º feira e 5º feira
Material necessário:

Garrafa pet, durex colorido, tesoura, birosca, corda, bola, elástico e pipa.
       Desenvolvimento:

1º ETAPA: Em circulo, por meio de um bate papo com os alunos, discutir sobre jogos, brinquedos e brincadeiras de rua, com intuito de incentivar tais atividades.
2º ETAPA: Em seguida pedir aos alunos que tragam de casa os materiais necessários para a confecção dos brinquedos. (garrafa pet).
3º ETAPA: Construir os brinquedos (bilboquê e acerte o alvo) com os materiais recicláveis (garrafa pet).
4º ETAPA: Vivenciar os jogos e brincadeiras de rua com os brinquedos recicláveis, junto com corda, bola, birosca, elástico e pipa. Sendo que tais brinquedos estavam organizados por estações, onde os alunos tinham livre acesso para escolher o que mais se identificavam.
Avaliação: Volte seu olhar para os aspectos relacionados como a movimentação do corpo, exploração da lateralidade, percepção, coordenação motora, equilíbrio, ritmo, agilidade a inclusão de todos os alunos na vivência das atividades e também com a experimentação de todas as funções existentes dentro das brincadeiras propostas.
                   

(Bilboquê)
(Construção dos brinquedos)
(Brinquedos)
(Elástico)
(Birosca / Bola de gude)
(Pula corda)
(Pipa)
(Turma do CPA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário