terça-feira, 16 de setembro de 2014

Sequência Didática: Tecido Muscular

Tema: Tecido Muscular
Recorte temático: Músculos
Tipologia de Conteúdo
Disciplina


Educação Física

Ênfase
Apropriação cultural do corpo e do movimento.
Conceituais

Caracterização do corpo, sua postura, aptidões, necessidades, construindo sua autoimagem.
Procedimentais

Pesquisar e analisar diferentes tecidos musculares.
Atitudinais

Percepção de suas competências e habilidades em diversos esportes.






Descritores

D5 e D6
Objetivos:
- Conhecer os tipos de tecidos musculares;
- Entender como cada músculo é formado.

Anos dos ciclos:
  
1°, 2° e 3° CA

Tempo estimado:

meses
Nº de aulas:


8 a 10
Dias da semana:

Segunda-feira
Material necessário:


Papel, pincel, vídeos e espaço amplo.  


Desenvolvimento das aulas:

1º etapa: Inicie com um bate-papo com os alunos sobre o tema, com as seguintes perguntas: O que é tecido muscular? Você sabe a função dos tecidos musculares? Você sabe os diferentes tecidos musculares em nosso corpo? Quais músculos são contraídos no movimento do chute? Você sabe a importância dos músculos abdominais e do tríceps sural “panturrilha”?

2º etapa: Todo ser humano apresenta tecido muscular em seu corpo, são tecidos que têm a capacidade de se contrair através de estímulos.
3º etapa: O tecido muscular está dividido em três tipos: Tecido muscular estriado, tecido muscular cardíaco e tecido muscular liso. Qual sua função no nosso organismo?

4º etapa: Apresente aos alunos o recurso a seguir: O que é tecido muscular? Você sabe para que serve o tecido muscular? Como o tecido muscular funciona em nosso organismo? Quem dá os comandos para o tecido muscular?

5º etapa: O tecido muscular está formado da seguinte forma: Citoplasma ou sarcoplasma, retículo liso ou sarcoplasmático, miofibrilas, filamentos de proteínas, sarcolema.

6º etapa: Analise e observe a figura abaixo junto com os alunos.



7º etapa: Realizar pesquisa no laboratório de informática ou até mesmo na biblioteca sobre a constituição do tecido muscular. Direcione a atividade para a consulta sobre: Que tipo de células formam o tecido muscular, observando quais suas funções. Qual a divisão do tecido muscular (tipos de tecidos).

8º etapa: Após pesquisa realizada pelos alunos, deverá tirar as dúvidas que surgirem no transcorrer das atividades e realizar uma apresentação sobre cada um dos tipos de tecido muscular. Apresentar a imagem de cada tipo de tecido explicando como é formado e onde pode ser encontrado em nosso organismo.

9º etapa: Após a apresentação do conteúdo os alunos terão condições de elaborar cartazes ou quadros comparativos que poderão ser expostos na sala de aula, quadra ou mural da escola, auxiliando na memorização dos tipos de tecidos.

Avaliação:
Durante a realização das atividades teóricas, através de questionamentos levantados, pesquisas, dados coletados e quando montarem os cartazes/quadros comparativos sobre os tipos de tecidos musculares.

Referência Bibliográfica:
 INFOESCOLA.COM Disponível em: http://www.infoescola.com/biologia/tecido-muscular/ acesso em: 15/09/2014.






Nenhum comentário:

Postar um comentário